Comportamento tóxico como identificar
A terrível toxina das relações
É interessante pensar sobre qual tem sido "o tempero" dos nossos relacionamentos...
Qual tem sido o tempero da nossa vida ?
Buscamos aprender sobre "inteligência artificial", e deixamos para segundo plano, a inteligência social ou emocional.
Quem de nós já não teve, pelo menos uma pequena experiência na vida com relacionamentos tóxicos?
Quem em algum momento teve que aprender o manejo da acidez alheia?
Comportamento tóxico não se resume a pessoas “más” ou vilãs evidentes, pelo menos, nem sempre! Muitas vezes, ele se manifesta de forma sutil; mascarado por boas intenções; vitimismo ou até discursos moralmente corretos.
O que define a toxicidade não é um ato isolado, mas a repetição de padrões que adoecem as relações. E cá entre nós, se um ato isolado já pode causar um estrago, imagina um comportamento padrão? Difícil einhm :(
Há toxicidade quando alguém precisa diminuir o outro para se sentir maior. Quando o diálogo vira disputa, quando o afeto vira controle e a proximidade se transforma em vigilância.
Maledicências e fofocas causando rupturas; manipulação opressora;intrigas;altivez;inveja; ciúmes, grosserias, entre outros comportamentos...
O desfile da toxicidade é um show de horrores; é a ladeira abaixo da saúde emocional!
Já vi isso: Em relações tóxicas, o erro nunca é compartilhado: a culpa é sempre deslocada, e o outro passa a duvidar da própria percepção da realidade.
Um dos traços mais comuns do comportamento tóxico é a incapacidade de assumir a responsabilidade emocional.
Tudo é justificado: o ataque vira “sinceridade”, a grosseria vira “jeito de ser” , a crítica destrutiva "opinião "
Uma grande balela isso sim!
Sou das que acredita que TODO temperamento carece de redenção.
Trocando em miúdos, a pessoa tóxica da vez, "vira um santo sofredor "ou apenas alguém bem esclarecido. Será?
Outro ponto central é a manipulação emocional. Ela não precisa ser explícita. Pode surgir em frases simples, como quem invalida sentimentos, relativiza dores ou usa o passado como moeda de troca.
Chantagem.
Aos poucos, a relação deixa de ser um lugar de troca e passa a ser um campo de desgaste. E como desgasta!
Drena a nossa energia, nos suga até nos deixar desidratados, ressequidos e ressentidos.
Por que os comportamentos tóxicos se repetem?
Muitos padrões tóxicos são aprendidos e normalizados ao longo da vida.Relações familiares, sociais , culturais e até religiosas podem ensinar que domínio é cuidado, controle é afeto, que gritar é comunicar ou que se anular é amar.
Já conheci muitas pessoas que em nome da autoridade que julgavam ter, se perderam em suas muitas relações. Mas , o sistema é contínuo, e quando não se tem um repertório profundo, ou de fato há o interesse deliberado em ser como é, os métodos se repetem num ciclo sem fim. Ferindo pessoas e prestando um horrível desserviço.
Além disso, a falta de autoconhecimento faz com que a pessoa projete suas frustrações e inseguranças nos outros, criando relações baseadas em disputa, não em parceria.
Uma via de mão dupla
Refletir sobre comportamento tóxico exige coragem, porque nem sempre estamos apenas apontando para fora. Em algum nível, todos podemos reproduzir atitudes aprendidas, normalizadas ou não questionadas.
Podemos apontar a toxicidade do outro, e não perceber ou assumir a nossa.
Vamos combinar , que TODA pessoa, em algum momento da vida terá algum comportamento tóxico .
Podemos apontar a toxicidade do outro, e não perceber ou assumir a nossa.
Vamos combinar , que TODA pessoa, em algum momento da vida terá algum comportamento tóxico .
Vamos pensar assim: é a nossa natureza selvagem que precisa de freio!
Mas o que de fato deixa sequelas de dificílima reparação, é quando essa toxicidade toda, vira um estilo ou identidade, e a pessoa passa a ser ser um transtorno na vida dos outros.
Vamos deixar pra lá a preocupação e o medo de tocar neste assunto!
Comportamentos tóxicos existem; estão em muitos tipos de relacionamentos, e normalizar é dar continuidade. E não queremos isto, certo?
O amadurecimento começa quando identificamos; entendemos e decidimos não dar mais espaço para este mal. Também, deixamos de perguntar “quem está errado?” pois o efeito gato e rato é óbvio, e passamos a questionar " como podemos melhorar tudo isto?”.
Relações saudáveis não são perfeitas, mas são seguras. Há espaço para discordar sem humilhar, para errar sem ser punido, para falar sem medo.
Que atmosfera pesada, que climão tenso, que nuvens escuras, dominam a vida, o ambiente, onde tudo isso acontece.
Eu acredito , e aqui carece de muito cuidado, que reconhecer padrões tóxicos não é sobre se tornar tão tóxico quanto o outro, mas sobre quebrar ciclos e escolher vínculos que promovam saúde, não exaustão.
No fim, comportamento tóxico pode ser um rótulo definitivo, ou não. Mas sempre haverá um convite à consciência, ao limite e, quando possível, à transformação.
Pitacos Rosé Gold
Como romper com relações tóxicas de forma consciente
Romper ciclos tóxicos não significa, necessariamente, romper relações — mas estabelecer limites claros.
Romper ciclos tóxicos não significa, necessariamente, romper relações — mas estabelecer limites claros.
E isto pode ser bem delicado, pois muitas vezes assumiremos uma postura indesejada. Mostrar uma face talvez desconhecida ao outro , de firmeza e autonomia.
Dizer não sem culpa ou remorsos , falo sobre isto Aqui
Quem avisa amigo é!
•Deixe claro o campo minado em que a pessoa pisou.
•Deixe claro que você já identificou e que reprova esse comportamento!
•Comunique suas emoções; o que te feriu ou simplesmente incomodou.
•Fale sobre o risco para essa pessoa, dela ter que lidar com as consequências de sua própria toxicidade.
Seja atenta e precavida
•Muitas situações podem ser previstas, uma vez que já conhecemos os hábitos da pessoa.
•Muitas farpas podem ser evitadas, quando não damos munição ao outro.
•Desarme-o! Mude de assunto, ou por que não, de ambiente.
Um novo pano de fundo
•Tudo o que você alimenta cresce.
•Desenvolva uma fala irrepreensível e saudável, ao ponto das pessoas tóxicas se sentirem desconfortáveis perto de você, ao ponto de serem disciplinadas apenas com o teu comportamento.
Quem avisa amigo é!
•Deixe claro o campo minado em que a pessoa pisou.
•Deixe claro que você já identificou e que reprova esse comportamento!
•Comunique suas emoções; o que te feriu ou simplesmente incomodou.
•Fale sobre o risco para essa pessoa, dela ter que lidar com as consequências de sua própria toxicidade.
Seja atenta e precavida
•Muitas situações podem ser previstas, uma vez que já conhecemos os hábitos da pessoa.
•Muitas farpas podem ser evitadas, quando não damos munição ao outro.
•Desarme-o! Mude de assunto, ou por que não, de ambiente.
Um novo pano de fundo
•Tudo o que você alimenta cresce.
•Desenvolva uma fala irrepreensível e saudável, ao ponto das pessoas tóxicas se sentirem desconfortáveis perto de você, ao ponto de serem disciplinadas apenas com o teu comportamento.
•A sabedoria vale mais do que cavalos de guerra!
E felizmente ou infelizmente, nenhuma semeadura fica estéril .Em algum momento as consequências virão e exigirão mudanças.
Sempre penso, que uma pessoa tóxica é uma pessoa tóxica. Em qualquer lugar e qualquer relacionamento.
Se faz comigo faz com os outros. E aí a situação é elevada a um patamar muito maior. Se eu não conseguir colocá-la no seu devido lugar, outros colocarão, a vida colocará!
Ademais, sigamos cultivando boas relações, e quando isto não for possível- sem romantizar essa dureza que é um relacionamento tóxico, transborde em amor, só ele cobre uma multidão de pecados .
Comente sobre o que achou desse artigo!
Obrigada por estar aqui, se quiser bater um papo é só chamar Contato


Comentários
Postar um comentário